Timbre

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PIAUÍ

 

Plano Anual de Auditoria

Exmo. Sr. Juiz Federal Diretor do Foro,

Trata-se de proposta de alteração do Plano Anual de Auditoria - PAA 2022, documento 14332558, com o propósito de adequar as atividades inicialmente previstas às situações que exsurgem durante o desenvolvimento dos trabalhos ao longo do exercício de aplicação do referido Plano.

O papel da Unidade de Auditoria Interna é agregar valor e melhorar sempre as suas operações e as da organização, objetivando aumentar a eficiência e a realização dos objetivos estratégicos instituídos e em consonância com as limitações ao trabalho enfrentadas pela equipe. Neste contexto, verificou-se oportuno e necessário promover alterações ao Plano Anual de Auditoria - PAA 2022, na forma proposta a seguir, considerando as causas indicadas:
I. Cancelamento da Auditoria Coordenada pelo CNJ de Acessibilidade dos Tribunais e Conselho devido ao adiamento para o próximo exercício e, por conseguinte, sua inclusão no Apêndice do PAA 2023 16787723 com o título Auditoria em Acessibilidade Predial, coordenada pelo CNJ;
II. Cancelamento da Auditoria Operacional e de Conformidade nos processos de averbações de tempo de serviço e de contribuição de servidores e magistrados da SJPI, visto que a ação atribuída a Seção de Auditoria Contábil - Seauc ficou sem servidor durante o afastamento da titular, e única servidora lotada, por 5(cinco) meses no exercício de 2022, apesar das tratativas de deslocamento de servidora de outro Núcleo demonstradas no PAe 0004853-12.2020.4.01.8011.

Portanto, sugere-se que as ações elencadas no quadro a seguir sejam excluídas do atual PAA 2022 pelas razões acima explanadas e, caso aprovada, a nova versão siga para conhecimento da Secretaria Administrativa, Núcleo de Administração e Núcleo de Gestão de Pessoas. Na sequência, será promovida a devida publicação da alteração no portal da Transparência da SJPI:


QUADRO I - AÇões A SERem EXCLUÍDAs

MACRODESAFIOS DO PODER JUDICIÁRIO - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

AÇÕES

OBJETIVO DAS AÇÕES

RISCOS

PERÍODO PROPOSTO

UNIDADE RESPONSÁVEL

  • Garantia dos direitos de cidadania;

  • Fortalecimento da relação institucional da Justiça Federal com a sociedade;

Auditoria coordenada pelo CNJ de acessibilidade dos Tribunais e Conselhos (a ser definida a abordagem)

Mapear o grau de acessibilidade dos órgãos do Poder Judiciário e propor encaminhamentos a fim de promover a ampliação do acesso à Justiça às pessoas com deficiência. 

Descumprimento das exigências dos requisitos de acessibilidade previstos na legislação em vigor. 

A ser definida pelo CNJ 

Direção e Seauc

  • Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária 

  • Aperfeiçoamento da gestão de pessoas

Auditoria Operacional e de conformidade nos processos de averbações de tempo de serviço e de contribuição de servidores e magistrados da SJPI

Descumprimento da legislação aplicável e fragilidades nos controles relativos ao objeto auditado. 

  • Ocorrência de registros indevidos em desacordo com a legislação de pessoal;

  • Concessão de benefícios e vantagens com erros;

  • Prejuízo aos interessados e/ou ao erário

JULHO a OUTUBRO

Seauc

 

Respeitosamente,

Marcia Regina dos Santos Costa Viana

Diretora do Núcleo de Auditoria Interna

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcia Regina dos Santos Costa Viana, Diretor(a) de Núcleo, em 15/12/2022, às 17:52 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 17073869 e o código CRC E2A50424.




Av. Miguel Rosa, 7315 - Bairro Redenção - CEP 64018-550 - Teresina - PI - www.trf1.jus.br/sjpi/

0005963-12.2021.4.01.8011 17073869v11