Timbre

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PIAUÍ

Portaria 3/2023

Delega atribuições aos servidores do Juizado Especial Adjunto e disciplina procedimentos

O Juiz Federal do Juizado Especial Federal Cível e Criminal Adjunto da Subseção Judiciária de Corrente, Estado do Piauí, no uso de suas atribuições legais e,

 

CONSIDERANDO a determinação constitucional segundo a qual “os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório” (CF, art. 93, XIV);

 

CONSIDERANDO o disposto no art. 41, inciso XVII, da Lei n. 5.010/66, e o disposto no art. 132 do Provimento Geral Consolidado n. 38, de 12/06/2009-COGER/TRF-1ª Região;

 

CONSIDERANDO os critérios informadores dos Juizados Especiais, quais sejam, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade;

 

CONSIDERANDO a entrada em vigor da Lei n.º 13.105, de 16 de março de 2.015 (Novo Código de Processo Civil) que tem aplicação subsidiária nas omissões da Lei 10259/01 e Lei 9.099/95 e

 

CONSIDERANDO a expansão do Processo Judicial Eletrônico aos procedimentos dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Subseção Judiciária de Corrente;

 

 

RESOLVE:

 

 

ESTABELECER regras procedimentais para imprimir rapidez e eficiência ao andamento processual das demandas em trâmite nestes Juizados Especiais Federais, com vistas a proporcionar aos jurisdicionados uma prestação jurisdicional mais célere, técnica e efetiva.

 

Art. 1º. Os servidores, na análise inicial de cada processo, observada a ausência de documentos essenciais à propositura da demanda, de acordo com as peculiaridades de cada lide, deverão intimar a parte autora com base no ato ordinatório a seguir reproduzido, que servirá de base para todos os processos deste Juizado:

 

 

 

ATO ORDINATÓRIO

 

De ordem do MM. Juiz Federal do Juizado Especial Federal Adjunto da Subseção Judiciária de Corrente, nos termos Portaria n. 03/2023, deste Juizado Especial Federal, intime-se a parte autora para que traga aos autos, no prazo de 15 (quinze) dias:

 

1 - Memória de cálculo que evidencie o valor do proveito econômico visado com a demanda ou renúncia expressa ao valor excedente a 60 (sessenta) salários mínimos;

 

2 - Termo de compromisso de inventariante (em demanda proposta por espólio);

 

3 - A procuração outorgada pelo espólio e subscrita pelo inventariante (em demanda proposta por espólio);

 

4 - Procuração outorgada por todos os herdeiros (quando inexistir inventário aberto);

 

5 - Procuração outorgada por instrumento público ou assinada a rogo por duas testemunhas (hipótese em que a inicial deverá ser instruída com cópias de documentos de identificação de tais testemunhas), quando a parte autora for analfabeta;

 

6 - Termo de curatela, quando a parte autora for portadora de incapacidade decorrente de alienação mental;

6.1 - Indicação de representante/curador para a causa (preferencialmente pessoa da família do autor, quando for alegado pela parte autora problema de saúde de ordem psiquiátrica;

 

7 - Termo de guarda/tutela/adoção quando a parte autora for criança ou adolescente e não esteja assistida/representada por seus genitores;

 

8- Instrumento de procuração outorgando poderes ao(s) subscritor(es) da petição inicial;

 

9 - Comprovante de residência atualizado, que deverá estar em nome da parte autora ou em nome de seus genitores ou cônjuge (nestes casos, deverá trazer aos autos comprovação do vínculo informado). No caso de documento firmado por parente próximo/terceiro, deve haver declaração de que reside com o demandante, ou de que este reside em imóvel de sua propriedade, devendo o aludido documento possuir firma reconhecida ou documento de identificação para conferência;

9.1 - Excepcionalmente, em locais em que, notoriamente, não existam cadastros públicos para comprovação do endereço – faturas de concessionárias de serviços públicos de abastecimento de água, energia etc – a parte deve fazer esta declaração, indicando a impossibilidade de juntada do comprovante.

 

10 - Relatórios médicos atuais e/ou contemporâneos ao requerimento junto ao INSS que comprovem a incapacidade alegada;

 

11 - Documentos que constituam início de prova material da qualidade de segurado especial da parte autora, vez que a pretensão autoral está embasada em benefício previdenciário que depende da comprovação de sua qualidade. “A prova exclusivamente testemunhal não é suficiente para este desiderato, conforme Súmula 149, do STJ. É necessário que o feito seja instruído com prova documental indiciária da qualidade de segurado especial, havendo no art. 106 da Lei n. 8.213/91 um rol meramente exemplificativo destes documentos.

Ademais, é necessário haver um mínimo de segurança jurídica e credibilidade na prova material, de modo que documentos particulares, recentes, de fácil confecção ou em nome de terceiros não servem para configurar o início de prova material exigido pela legislação. Procedentes do TRF1ª Região e STJ: RECURSO ESPECIAL N. 1.397.375 – RO (2013/0260400-8) RELATOR: MINISTRO HERMAN BENJAMIN. DJe 13/11/2013”;

 

12 - Cópias do RG e CPF;

 

13 - Comprovante do requerimento administrativo e do seu indeferimento, ou do decurso do prazo do respectivo requerimento do benefício – Tema 1066, do STF, sem decisão no processo administrativo;

 

14 - Comunicação de cessação do benefício ou outro documento comprobatório de tal cessação, com indicação da DIB, da RMI e da DCB (em se tratando de pedido de restabelecimento de benefício previdenciário);

14.1 - Em caso de pedido de restabelecimento de benefício: comprovante do pedido de prorrogação ou de impossibilidade de fazê-lo (Lei n. 13.457/2017);

 

15 - Informação acerca da moléstia/lesão que acomete a parte autora e a data de início de incapacidade;

 

16 - Informação acerca da moléstia/lesão desenvolvida pela parte autora;

 

17 - Comunicação com os motivos que geraram o indeferimento administrativo que pretende discutir neste feito, visando a economia processual com a análise do interesse de agir no início da demanda (a comunicação pode ser obtida no aplicativo MEUINSS ou no site https://meu.inss.gov.br/central/#/login) ou comprovação, por outro documento, da resistência à pretensão oferecida pelo INSS;

 

18 - Informação acerca de seu estado civil e o número de RG e CPF de seu cônjuge ou companheiro (em demandas envolvendo a qualidade de segurado especial);

 

19 - Questionário socioeconômico (conforme modelo constante do anexo I desta Portaria), devidamente preenchido, acompanhado de cópias da CTPS dos membros da família e parte autora, incluindo a parte referente ao contrato de trabalho, bem como cópias dos CPF e RG de todos os integrantes do grupo familiar (em demandas com pedido de BPC/LOAS);

 

20 - Informação com o NB do requerimento que se pretende discutir com a demanda;

 

21 - Certidão de dependentes habilitados à Pensão por Morte perante o INSS;

 

22 - Quando tratar-se de salário-maternidade: o nome e a data de nascimento do(s) filho(s) relacionado(s) ao benefício postulado;

 

23 – Nas demandas revisionais previdenciárias, inclusiva no tipo denominada “revisão da vida toda”: planilha de cálculos evidenciando que a procedência da demanda importará em majoração do benefício, informando os valores que foram levados em conta e aqueles que deveriam ter sido levados em conta na definição do valor do benefício, com os respectivos meses de cálculo.

 

24 – Nas demandas que pretendam averbar tempo de contribuição urbano, seja como pedido principal ou incidental (pedido de aposentadoria), a parte autora deve juntar prova documental no mínimo indiciária do trabalho prestado no período respectivo. Por exemplo: cópia integral da CTPS, certidão de tempo de contribuição/serviço, extrato CNIS, contracheques, folhas de ponto etc.

 

25- Nas demandas que visam acesso a medicamentos e serviços da saúde diferenciados em relação àqueles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, a parte autora deve apresentar prova da evidência científica do objeto pretendido, imprescindibilidade para o tratamento e a inexistência, inefetividade ou impropriedade dos procedimentos ou medicamentos constantes dos protocolos clínicos do SUS, bem como a hipossuficiência econômica e registro na Anvisa– Tema 106, do STJ.

25.1 - Nas demandas em que se objetive a prestação jurisdicional em matéria de assistência à saúde, relatórios médicos, com descrição da doença, inclusive CID, contendo prescrição de medicamentos, com denominação genérica ou princípio ativo, produtos, órteses próteses e insumos em geral, com posologia exata; comprovação da renda do autor; orçamento com o valor do procedimento e/ou do medicamento (em se tratando de uso contínuo, deverá ser apresentado orçamento mensal) e documento comprobatório da recusa do ente público em fornecer o(s) fármaco(s) e/ou realizar o procedimento ou requerimento com mais de trinta dias sem resposta.

 

26 - Nas demandas que visam à exclusão do nome da parte autora cadastro de inadimplentes, extrato da inscrição nos cadastros de proteção ao crédito, além de:

26.1 quando tratar-se de empréstimo consignado: cópia integral do contrato, requerimento administrativo de revisão e prova da ilegalidade da parte ré, sendo que, nas demandas revisionais, a apresentação da planilha com apresentação dos valores devidos é indispensável – art. 330, §2º, CPC.

26.2. quando houver alegação de inexistência e/ou não reconhecimento de débito: boletim de ocorrência e/ou formulário de contestação dos valores cobrados/descontados indevidamente.

 

27 - Quando se tratar de aposentadoria especial ou de aposentadoria por tempo de contribuição, com conversão de tempo de serviço especial em comum:

a) Indicação de todos os períodos trabalhados, com datas e nomes das empresas;

b) Indicação do tipo de atividade especial (agentes/atividades nocivas);

c) Indicação do cálculo que entende devido, multiplicado pelo coeficiente respectivo.

d) Apresentação do PPP, LTCAT ou documento respectivo.

 

28 - Nas demandas que visam à cobrança de juros progressivos de FGTS, a cópia da CTPS, contendo a declaração de opção pelo FGTS, com a respectiva data.

 

29– Nas demandas que visam à cobrança de expurgos inflacionários de FGTS, a cópia da CTPS.

 

30 - Nas demandas que visam à cobrança de expurgos inflacionários de poupança, documentos comprobatórios de titularidade da conta, à época em que ocorreram os expurgos.

 

31 – Nas demandas anulatórias de débito fiscal, a cópia do lançamento fiscal e/ou da CDA.

 

32 - Constatado, em qualquer momento anterior à prolação da Sentença, que o valor da causa supera 60 (sessenta) salários mínimos, far-se-á, por ato ordinatório, a intimação da parte autora para que, no prazo de 05 (cinco) dias, manifeste-se quanto à renúncia ao valor excedente.

 

Art. 2º. Se a petição inicial cumprir os requisitos, considerando as especificidades de cada tipo de benefício requerido, o ato ordinatório deve conter os seguintes comandos:

 

Dê-se, vistas à parte ré, com o que ficará citada, iniciando-se o prazo para defesa, que poderá ser apresentada em 30 (trinta) dias; intimada, para que traga aos autos, juntamente com a contestação, os documentos indispensáveis para o julgamento da causa; intimada, para que informe, no prazo de defesa, se há possibilidade de acordo, caso em que deverá, de imediato, apresentar os termos da proposta.”

 

Parágrafo Primeiro – Nos processos envolvendo benefícios por incapacidade, verificada a regularidade da petição inicial e documentos, o ato ordinatório incluirá o processo na pauta de perícia, de acordo com os horários previamente disponibilizados pelos profissionais cadastrados.

 

Parágrafo Segundo - Se houver formulação de proposta de acordo pelo réu:

 

“ Intime-se a parte autora para se manifestar sobre a proposta, no prazo de 10 (dez) dias.”

 

Parágrafo Terceiro Se o réu contestar a demanda, trazendo fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito da parte autora, máxime elementos que possam elidir a qualidade de segurado especial:

 

“Intime-se a parte autora para se manifestar sobre as alegações do réu, nos termos do art. 350, do CPC.

 

Parágrafo Quarto – Após a réplica não haverá agendamento automático de audiência, devendo haver análise do conjunto probatório, avaliando se há efetiva necessidade de produção de prova oral ou adoção de outras medidas, inclusive proferimento de sentença. Fica autorizada a inclusão do processo, por ato ordinatório, em pauta de audiências previamente designada pelo magistrado.

 

Art. 3º. Os laudos a serem preenchidos pelos peritos devem seguir o padrão desta Subseção, conforme modelos constantes no anexo II – (processos envolvendo benefícios previdenciários por incapacidade - médico), anexo III (processos envolvendo - médico) e anexo IV (processos envolvendo BPC – socioeconômico)

 

Art. 4º. Permanecem válidas as disposições da PORTARIA 01/2021–DISUB/SSJCNT, DE 25 DE MARÇO DE 2021, naquilo que não for colidente ou totalmente disciplinado pela presente Portaria.

 

Art. 5º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

JORGE PEIXOTO

Juiz Federal

 


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Souza Peixoto, Juiz Federal, em 07/06/2023, às 16:38 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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A N E X O I

 

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – LOAS

 

NOME:

 

 

1. Qual é a sua idade?        anos

2. Você já exerceu alguma profissão? Qual? Quando parou de trabalhar?__________________________________________________________________________________________________

3. Qual é a sua formação? Estudei até ( )série ou ( ) ano/

Sou formado em

 

4. Quantas pessoas moram com você na mesma casa? pessoas

Preencha o quadro abaixo indicando nome, idade, grau de parentesco e profissão das pessoas que vivem com você na mesma casa.

 

 

NOME

 

IDADE

 

GRAU DE PARENTESCO

 

 

 

PROFISSÃO

 

01

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

 

5. Das pessoas acima, quantas trabalham ou tem alguma ocupação que lhes renda algum dinheiro? Quem?
__________________________________________________________________________________________

 

 

6. Qual a renda mensal aproximada de sua família?

 

7. Alguma das pessoas que vivem com você na mesma casa recebe algum benefício (aposentadoria, pensão, etc.) do INSS ou de outro órgão do governo? Em caso positivo, qual o tipo de benefício, quem e quanto recebe?

 

 

Marque um X nos itens correspondentes:

8. Sua família tem outra fonte de renda? Qual?

( ) Bolsa-família no valor de R$

( ) Cesta(s) básica(s), recebidas de

( ) Pensão alimentícia no valor de R$ , pago por

( ) Outros. Especificar, inclusive o valor:

 

9. A casa onde você mora é:

 

( ) própria;

( ) alugada;

( ) emprestada – mora de favor;

 

10. Qual é o valor do aluguel da sua casa? R$ _______

 

11. Você sabe qual é o tamanho de sua casa?

 

( ) NÃO;

 

( ) SIM, minha casa tem mais ou menos m.

 

12. Sua casa é feita de:

 

( ) blocos de cimento;

 

( ) madeira;

 

( ) taipa;

 

( ) palha;

 

( ) outro material.

 

12) Indique quantos cômodos tem sua casa:

 

( ) quartos;

 

( ) salas;

 

( ) cozinha;

 

( ) banheiro;

 

( ) quintal;

 

( ) garagem.

 

13. Sua casa tem algum dos móveis e/ou eletrodomésticos abaixo? Quantos?

 

( ) sofá;

 

( ) televisão;

 

( ) DVD;

 

( ) cama.

 

( ) estante.

 

( ) guarda-roupa;

 

( ) fogão;

 

( ) geladeira;

 

14. Indique quanto você e as pessoas que moram em sua casa gastam por mês com:

 

DESPESA

CUSTO MENSAL

 

Água

 

 

Alimentação

 

 

Energia Elétrica

 

 

15. Você é portador de alguma doença/deficiência física ou psíquica? Qual?

 

16. Essa doença/deficiência física lhe impede de trabalhar?

 

( ) SIM.

 

( ) NÃO;

 

17. Você tem condições de realizar normalmente as tarefas de casa (tomar banho, vestir-se, comer, ir à feira, etc.) sem a ajuda de outras pessoas?

 

( ) SIM.

 

( ) NÃO, mas não tenho ajuda;

 

( ) NÃO. Eu recebo ajuda de

 

18. Você precisa tomar medicamentos habitualmente? Quais?

 

( ) NÃO

 

( ) SIM

 

19. Os medicamentos que você toma são comprados ou fornecidos por posto de saúde ou hospital público?

20. Qual o valor da despesa mensal com os medicamentos? R$

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A N E X O II

 

FORMULÁRIO PARA PERÍCIA MÉDICA

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - LOAS

 

PERITO MÉDICO:

 

LOCAL DA PERÍCIA:

 

DATA DA PERÍCIA:

 

PROCESSO Nº

 

 

QUALIFICAÇÃO DO PERICIANDO

NOME:

CPF:

IDADE:

PROFISSÃO ATUAL:

QUESITO PRELIMINAR

 

1. A parte autora é ou já foi paciente, amigo(a), parente ou devedor(a)/credor(a) ilustre perito(a)?

 

( ) SIM

( ) NÃO

 

2. O(A) Sr(a) perito(a) exerce função de natureza política (Vereador(a), Secretário(a) Municipal, etc), possui atuação em partido político ou, de qualquer modo, se envolve em disputa de cargos eletivos para si, pessoas próximas ou parentes no Município de residência da parte autora?

 

 

( ) SIM QUAL?_______________________

( ) NÃO

Com a indicação de resposta positiva a qualquer das perguntas acima, a perícia não poderá ser realizada por suspeição/impedimento do perito judicial.

 

_____________________________________________________________

ASSINATURA DO PERITO

 

 

 

1.Diante dos exames realizados pode-se afirmar que a parte autora possui alguma doença/lesão física ou psíquica? Indicar doença e CID-10.

 

( ) SIM, por ser portador de ____________________________________ ( ) NÃO

 

2. Diante dos exames realizados pode-se afirmar que:

 

2.1. a parte autora possui alguma deficiência/moléstia que, considerando sua situação pessoal, constitua impedimento que dure mais de 02 anos e lhe impeça de participar efetivamente da vida em sociedade, inclusive trabalhar, em igualdade de condições com as demais pessoas?

 

( ) SIM ( ) NÃO

 

2.1. Explique:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

2.2. Em se tratando de menor de 16 anos de idade, a deficiência/moléstia constatada, nos moldes do questionamento anterior, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, considerando apenas as atividades compatíveis com sua idade, sem analisar a capacidade de trabalhar?

 

( ) SIM ( ) NÃO

Esclareça:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3. Caso constatado o impedimento de longo prazo nas respostas anteriores, quais os exames utilizados para obter tal conclusão?

 

( ) Exame clínico no momento da perícia

( ) Exames clínicos anteriores apresentados pelo periciado.

( ) Exames laboratoriais

( ) Ultrassonografias

( ) Raio X

( ) Outros. Especificar: ________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.1. Se constatado o impedimento de longo prazo, conforme questões anteriores, é possível definir se é permanente? Em sendo temporário, qual o prazo estimado de cessação?

 

3.1.2. A cessação do impedimento depende de tratamento adequado? Qual? É necessária intervenção cirúrgica ou algum outro procedimento invasivo?

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Em sendo positiva qualquer das respostas acima, é possível precisar a data em que ocorreu a moléstia/deficiência/incapacitação, COM BASE EM DADOS OBJETIVOS (EXAMES)? Justifique.

 

( ) SIM, com data de início da doença em ___________ e data de início da incapacidade em ________________. O periciando apresentou os exames/relatórios médicos abaixo indicados.

( ) NÃO, o início dos sintomas decorrem apenas de alegações do periciando, sem correspondência com os exames apresentados

 

( ) NÃO, o periciando não apresentou informações, nem exames.

 

Exames: _________________________________________________________________________

 

5. O tratamento mencionado é disponibilizado pela rede pública/SUS?

 

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO TENHO ESSA INFORMAÇÃO.

 

5.1. Nessa hipótese, o tratamento disponibilizado pelo SUS/rede pública é eficaz:

 

( ) apenas para o restabelecimento da saúde da parte autora;

 

( ) serve efetivamente à sua re(inserção) no mercado de trabalho;

 

6. Quais os achados objetivos de exame físico que subsidiaram a conclusão?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7. A parte autora apresentou documentos necessários à realização da perícia, a exemplo de receitas médicas, exames médicos e (ou) atestados médicos?

 

( ) SIM QUAIS?________________________________________ ( ) NÃO

 

8. Em caso de perícia psiquiátrica, a patologia alegada pela parte autora a impede de manifestar a sua própria vontade e de responder pelos seus próprios atos necessitando de assistência de terceiros?

 

( ) NÃO SE TRATA DE PERÍCIA PSIQUIÁTRICA ( ) SIM ( ) NÃO

 

9. Informe o Sr. Perito quaisquer esclarecimentos que entender pertinentes ao deslinde do feito.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________

ASSINATURA DO PERITO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A N E X O III

 

FORMULÁRIO PARA PERÍCIA MÉDICA

 

AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA/APOSENTADORIA POR INVALIDEZ PERMANENTE

 

PERITO MÉDICO:

 

LOCAL DA PERÍCIA:

 

DATA DA PERÍCIA:

 

PROCESSO N.

 

 

QUALIFICAÇÃO DO PERICIANDO

NOME:

IDADE:

ATIVIDADE LABORATIVA ATUAL DECLARADA:

QUESITO PRELIMINAR

 

1. A parte autora é ou já foi paciente, amigo(a), parente ou devedor(a)/credor(a) ilustre perito(a)?

 

( ) SIM

( ) NÃO

 

2. O(A) Sr(a) perito(a) exerce função de natureza política (Vereador(a), Secretário(a) Municipal, etc), possui atuação em partido político ou, de qualquer modo, se envolve em disputa de cargos eletivos para si, pessoas próximas ou parentes no Município de residência da parte autora?

 

( ) SIM QUAL?_______________________

( ) NÃO

Com a indicação de resposta positiva a qualquer das perguntas acima, a perícia não poderá ser realizada por suspeição/impedimento do perito judicial.

 

_____________________________________________________________

ASSINATURA DO PERITO

 

 

1. O(A) periciando(a) é portador(a) de alguma doença/lesão/sequela?

 

( )Sim

Qual(is) CID?:__________________________________________________

( )Não

 

2. Essa condição impede o(a) periciando(a) de exercer sua ATIVIDADE LABORATIVA HABITUAL, ATUALMENTE?

 

( ) Sim.

( ) Não.

 

2.1. Se constatada a incapacidade para o TRABALHO HABITUAL da parte autora, esta se apresenta de forma:

 

( ) PERMANENTE (não há possibilidade de reversão do quadro incapacitante) ou;

( ) TEMPORÁRIA (há possibilidade de reversão do quadro incapacitante);

 

( ) ABSOLUTA (impede o exercício de toda e qualquer atividade laborativa) ou;

( )RELATIVA (só impede o exercício da atividade laborativa habitual da parte autora).

 

( ) apenas para PARTE DAS TAREFAS da atividade HABITUAL do(a) periciando(a), em razão da REDUÇÃO de sua capacidade de trabalho.

 

 

Explicar QUAIS os sintomas/efeitos da moléstia identificados no(a) periciando(a) e POR QUE interferem no desempenho das atividades laborais dele(a):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.1.1. Se a incapacidade for temporária, é possível definir (aproximadamente) em quanto tempo estará restabelecida a capacidade laborativa da parte autora?

 

( ) Sim, em aproximadamente ________________________________________________

( ) Não é possível definir

 

 

2.1.2. Para a convalidação do(a) periciando(a), é indispensável intervenção cirúrgica ou outro procedimento invasivo?

 

( )Sim. Qual(is)____________________________________________________________

( )Não

 

2.2. Se NÃO constatada a incapacidade ATUAL, é possível afirmar que houve incapacidade em momento contemporâneo ao do requerimento administrativo? Se sim, quanto tempo que se estima a duração?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A incapacidade, se existente, é decorrente de:

 

( ) surgimento de doença/lesão/sequela

( ) agravamento ou progressão de doença/lesão/sequela já instalada.

 

4. Trata-se de doença degenerativa?

 

( ) SIM

( ) NÃO

 

5. Em caso de constatação de incapacidade, é possível fixar, COM BASE EM DADOS OBJETIVOS (EXAMES), a data de início da doença e da incapacidade? Justifique.

 

( ) SIM, data do início da doença (___/___/___) e data do início da incapacidade (___/___/___), de acordo com os seguintes exames/relatórios:

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

( ) NÃO, o início dos sintomas decorrem apenas de alegações do(a) periciando(a), sem correspondência com os exames apresentados ou o(a) mesmo(a) não apresentou exames.

 

 

6. É possível a reabilitação para outra atividade que lhe garanta a subsistência em razão das condições do(a) periciando(a), tais como idade, grau de instrução, facilidade de inserção no mercado de trabalho etc.?

 

( ) SIM QUAL(IS)?______________________________________________________

( ) NÃO

 

Esclarecimentos: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7. A doença/sequela/lesão que determina o quadro clínico de incapacidade enquadra-se dentre as moléstias previstas na Portaria MPAS/MS nº 2.998, de 23 de agosto de 2001 (AIDS, Hanseníase, Neoplasia Maligna, Mal de Parkinson etc.)

 

( ) SIM QUAL?_____________________________________________________________

( ) NÃO

 

8. Há nexo de causalidade entre a doença da parte autora e a atividade laborativa (acidente de trabalho ou doença ocupacional), nos termos dos arts. 19, 20 e 21, da Lei 8.213/91?

 

( ) SIM, já que ____________________________________________________________

( ) NÃO

 

9. Caso se trate de incapacidade total e permanente, o(a) periciando(a) necessita de assistência contínua de terceiros para os atos comuns da vida, tais como higiene pessoal, vestir-se, alimentar-se, etc?

 

( ) SIM, porque______________________________________________________________

( ) NÃO

 

10. Em caso de perícia psiquiátrica, a patologia detectada no(a) periciando(a) o(a) impede de manifestar a sua própria vontade e de responder pelos seus próprios atos necessitando de assistência de terceiros?

( ) NÃO

( ) SIM

( ) NÃO SE TRATA DE PERÍCIA PSIQUIÁTRICA

 

 

11. Informe o(a) Sr(a). Perito(a) quaisquer esclarecimentos que entender pertinentes ao caso:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

_____________________________________________________________

ASSINATURA DO PERITO

 

 

 

 

A N E X O IV

 

FORMULÁRIO PARA LAUDO DE CONSTATAÇÃO DE SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA

 

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - LOAS

 

ASSISTENTE SOCIAL

 

OFICIAL DE JUSTIÇA

 

LOCAL DA DILIGENCIA:

 

DATA DA DILIGENCIA:

 

PROCESSO Nº

 

QUALIFICAÇÃO DA PARTE AUTORA

NOME:

CPF:

IDADE:

 

 

QUESITO PRELIMINAR

 

1. A parte autora é ou já foi amigo(a), parente ou devedor(a)/credor(a) do(a) ilustre perito(a)?

( ) Sim

 

( ) Não

 

Em caso de resposta afirmativa, a perícia não poderá ser realizada por suspeição/impedimento do perito judicial.

 

 

 

 

1) 1) A parte autora é:

 

( ) Idoso com mais de 65 (sessenta e cinco) anos

 

( ) Pessoa portadora de deficiência

 

 

2) De acordo com as declarações do interessado ou de seus familiares e com documentos apresentados no momento da diligência, tais como CTPS, contracheques, recibos de pagamento, etc, o requerente atualmente exerce atividade remunerada?

 

( ) SIM, ele atualmente trabalha como__________________________

( ) NÃO

 

 

3) Segundo essas informações, ele já exerceu outra profissão/atividade remunerada? Qual(is)? Quando parou de trabalhar?

 

( ) SIM ( ) NÃO

 

 

 

4) Existem pessoas vivendo sob o mesmo teto que a parte autora? Quantas?

 

( ) SIM, existem _________ pessoas

( ) NÃO

 

 

5) Em caso positivo, preencha o quadro abaixo indicando nome, idade, grau de parentesco com a parte autora e profissão das pessoas que vivem com a parte autora na mesma residência.

 

NOME

IDADE

CPF

GRAU DE

PARENTESCO

ESTADO CIVIL

01

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

07

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

09

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

12

 

 

 

 

 

13

 

 

 

 

 

14

 

 

 

 

 

 

 

6) Alguma das pessoas referidas do item 4 desenvolve atividade laborativa ou atividade econômica?

 

( ) SIM ( ) NÃO

 

.

7) Alguma das pessoas que vivem sob o mesmo teto que a parte autora recebe benefício previdenciário do Regime Geral da Previdência Social – RGPS ou de Regime Próprio de Previdência de Servidor Público – RPPS?

 

( )SIM ( ) NÃO

 

 

8) Se positivas as respostas aos itens 5 e/ou 6, preencha o quadro abaixo, indicando a atividade remunerada exercida e os rendimentos líquidos auferidos e/ou a espécie do benefício e o valor atual dos proventos (Sendo possível, solicite cópias dos respectivos documentos).

 

ITEM

ATIVIDADE REMUNERADA

RENDIMENTOS LÍQUIDOS

ESPÉCIE DE BENEFÍCIO

VALOR DOS PROVENTOS

01

 

 

 

 

02

 

 

 

 

03

 

 

 

 

04

 

 

 

 

05

 

 

 

 

06

 

 

 

 

07

 

 

 

 

08

 

 

 

 

09

 

 

 

 

10

 

 

 

 

11

 

 

 

 

12

 

 

 

 

 

13

 

 

 

 

14

 

 

 

 

 

 

9) Dentre as pessoas que convivem na residência com o autor, qual ou quais são os responsáveis pela manutenção do grupo?

 

Resposta: Aquelas indicadas nos itens________________________________

 

 

10) A renda familiar da parte autora é composta das rendas provenientes de:

( ) Bolsa-família no valor de R$________________________( ) Cesta(s) básica(s), recebidas de __________________________________( ) Pensão alimentícia no valor de R$ ____________, pago por _____________________ ( Doações no valor de R$ ____________, oferecido por (parente ou não, residente no mesmo imóvel ou não) __________________________ ( ) Outros. Especificar, inclusive o valor:________________________________________________________

 

 

12) Descreva a residência da parte autora e sua família, de acordo com os itens abaixo:

a) Tamanho: ( ) casa ou ( ) apartamento tem mais ou menos _______ m.

b) Material: ( ) blocos e cimento; ( ) madeira; ( ) taipa; ( ) palha;

( ) outro material.

c) Cômodos (Qtde):

( ) quartos; ( ) salas; ( ) cozinha; ( ) banheiro; ( ) quintal; ( ) garagem ( ) outros__________________________________________

d) Móveis e/ou eletrodomésticos:

( ) sofá; ( ) televisão; ( ) DVD; ( ) cama;( ) estante;( ) guarda-roupa; ( ) fogão; ( ) geladeira;

e) Estado geral de conservação da residência da parte autora:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) O Bairro onde está localizada a residência da parte autora possui:

( ) hospital; ( ) posto de saúde; ( ) linhas regulares de ônibus;

( )supermercado; ( ) farmácia, ( ) escola.

 

g) A parte autora ou alguém do grupo familiar possui veículo?

 

( ) sim: ( )carro ( )moto,

Indicar marca, modelo e ano ____________________________________.

( )não.

 

h) A residência da parte autora possui:

( ) água tratada. ( )energia elétrica, ( )rede de esgoto, ( )coleta de lixo,

( ) pavimentação - Tipo:_____________________________

 

Obs: Instruir o Laudo com fotos do imóvel.

 

 

13) Indique as despesas mensais declaradas pela família com:

 

DESPESA

CUSTO MENSAL

Água e Esgoto

 

Alimentação

 

Energia Elétrica

 

Medicação

 

Transporte

 

 

 

14) A parte autora necessita tomar medicamentos habitualmente em razão de alguma deficiência ou doença?

 

( ) SIM, necessita tomar ___________________________­_________

( ) NÃO

 

 

15) Se a resposta ao item anterior for positiva, tais medicamentos são fornecidos gratuitamente ou comprados? Especifique:____________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

16) caso a residência fique localizada em zona rural, identifique a existência de roça, tipo de plantação e a renda daí advinda:

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

17) Informe o(a) Sr.(a) Perito(a) quaisquer esclarecimentos que entender pertinentes ao deslinde do feito, especialmente no que diz respeito à condição de vida da parte autora e se esta evidencia estado de miserabilidade.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

CARIMBO E ASSINATURA DO AVALIADOR

 

 

 


BR-135 - KM-49 - Bairro Zona Urbana - CEP 64980-000 - Corrente - PI - www.trf1.jus.br/sjpi/

0003559-17.2023.4.01.8011 18333288v6