SEÇÃO JUDICIÁRIA DO MARANHÃO
Relatório de Execução da Estratégia
1- Seccional ou Unidade do TRF1: |
Seção Judiciária do Maranhão |
2- Ciclo de Planejamento |
2021-2026 |
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3- Execução das Metas do Poder Judiciário e da Justiça Federal: |
Percentual de Cumprimento de Metas por Vara (inserir abaixo o link SEI do Painel atualizado extraído do e-Siest): |
4 – Resultados dos indicadores dos processos críticos: (inserir abaixo o link SEI da planilha Excel padrão de resultados dos indicadores atualizada): |
Prejudicado |
5 - Execução das iniciativas estratégicas (inserir abaixo o link SEI das planilhas Excel padrão da metodologia atualizadas): |
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Plano de Ação: | Seleção e Classificação das Iniciativas: | Painel de Contribuição: |
6- Iniciativas com potencial de compartilhamento entre seccionais (indicar as mais impactantes, viáveis e menos complexas, inclusive com relação ao PLS): |
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Nome da iniciativa: |
% execução |
n. Pae SEI |
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1-Sistema de Monitoramento de impressões
2-Geração Fotovoltaica - Subseção Jud. de Imperatriz/MA
3-Transformação Digital |
100
60
86
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7 - Destaques da execução da Estratégia (boas práticas adotadas para o impulso no cumprimento das Metas contornando as dificuldades): |
Com relação às Metas: |
Desta vez a Semad não realizou consulta junto aos gestores das unidades da SJMA, em busca de subsídios à elaboração deste item, considerando o tempo exíguo entre o que seria esta consulta e a anterior, contudo, é certo que podem ser pontuadas as mesmas boas práticas do relatório anterior, quais sejam: 1-Agilização da migração dos processos ao Pje, com isso há a redução do tempo de tramitação, uma vez que os prazos podem correr , em regra, simultaneamente para todos as partes, não havendo necessidade de cargas que por si já causa atrasos. Além disso, uma vez eletrônicos, não são afetados com a suspensão dos prazos (pontuado anteriormente pela 3ª Vara); 2-Realização de mutirões com despacho/decisão e depois será feito com as sentenças (pontuado anteriormente pela 3ª Vara); 3- A Vara planeja um mutirão de conciliação para o segundo semestre (pontuado anteriormente pela 3ª Vara); 4-Busca do alcance de bons resultados nas metas 1, 2 e 6, com a priorização da digitalização-migração dos processos que se encontram nas metas 2 e 6 (pontuado anteriormente pela 5ª Vara). 5-Sugere o aumento da força de trabalho como uma ação a impactar positivamente nas dificuldades listadas no item 8 (pontuado anteriormente pela 11ª Vara); 6-Acompanhamento dos processos que são registrados nos relatórios do e-Siest. Sempre que possível, principalmente quando o sistema PJe permite o trabalho, a equipe busca priorizar os processos mais antigos, os feitos que constam nas METAS do CNJ/TRF1 e os urgentes (pontuado anteriormente pela 12ª Vara). 7-Busca-se contornar as dificuldades apontadas no item 8, abaixo, impulsionando com agilidade as demandas eletrônicas que estão livres de cumprimento mediante carta e mandado, em dias que o sistema permite e, fazendo monitoramento das tarefas do PJe através de controle manual (visual) (pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 8-No caso dos sistemas, flexibilização do horário de trabalho dos servidores que estão em "teletrabalho extraordinário" (da pandemia), de modo que possam trabalhar em horários de melhor performance do sistema. (pontuado anteriormente pela 2ª Vara de Imperatriz); 9-Manutenção dos processos digitalizados (digitalização para migração) em pastas do ONEDRIVE, de modo a permitir consulta dos volumes em momentos de lentidão do sistema. Contudo, essa solução ajuda precariamente, já que com o andamento dos processos, os arquivos ficam desatualizados (pontuado anteriormente pela 2ª Vara de Imperatriz). |
Com relação aos processos críticos: |
Prejudicado |
Com relação às inicitivas estratégicas inclusive PLS: |
1-Implantação de Iluminação LED com sensor de presença em locais específicos, como banheiros e área de circulação, na sede da SJMA e Subseção Judiciária de Caxias; 2-adoção de lavagem ecológica na frota oficial de veículos da Capital; 3-geração fotovoltaica, agora ampliada para Imperatriz/MA; 4-sistema de detecção de equipamentos que permanecem ligados após o expediente; 5-colocação de torneiras temporizadoras nos banheiros; 6-coleta Seletiva. 7- Sistema de quantificação de impressões na sede da SJMA. |
8 - Dificuldades para execução da Estratégia (barreiras enfrentadas): |
Com relação às Metas: |
Conforme já pontuado anteriormente, desta vez a Semad não realizou consulta junto aos gestores das unidades da SJMA, em busca de subsídios à elaboração deste item, considerando o tempo exíguo entre o que seria esta consulta e a anterior, contudo, é certo que podem ser pontuadas as mesmas dificuldades do relatório anterior, quais sejam: 1-Lentidão de alguns sistemas, como o PJE, uso da VPN instável, conforme citado em relatórios anteriores (pontuado anteriormente pela 2ª Vara, 3ªVara, 5ª Vara, 6ª Vara, 9ª Vara, 11ª Vara, 12ª Vara, Vara Única de Bacabal). O Pje aparece como uma solução e ao mesmo tempo um obstáculo por não está funcionando a contento; 2-Antes de se dar prosseguimento no processo migrado, necessário o decurso do prazo de 30 dias para manifestação das partes e caso suscitado alguma falha há a necessidade de saná-la. É um obstáculo (pontuado anteriormente pela 3ª Vara); 3-Alguns servidores foram afastados em razão de Covid, outros em razão de férias acumuladas (pontuado anteriormente pela 3ª Vara); 4-Dúvidas nas regras da distribuição com números divergentes entre as Varas conforme se observa nos Pa Sei 0000814-18.2019.4.01.8007 e 0012213-10.2020.4.01.8007 5- Número reduzido de servidores em virtude da dedicação para a migração - 5 de um total de 13 servidores lotados nesta unidade - encarregados também das tarefas de digitalização-migração de processos físicos para o Sistema PJe (conforme pontuado anteriormente pela 5ª Vara); 6- Expressivo número de processos inseridos em metas - notadamente 2, 4 e 10 - ainda tramitam em meio físico ou se encontram em procedimento de digitalização-migração e tiveram o andamento comprometido pelas suspensões de prazo decorrentes da pandemia (conforme pontuado anteriormente pela 5ª Vara); 7-Elevado número de processos em tramitação na unidade (mais de 5.000 processos) (pontuado anteriormente pela 5ª Vara); 8-Lentidão e imprecisão dos dados dos relatórios e-siest, muito embora se reconheça a considerável melhoria de desempenho neste aspecto no corrente ano em relação ao ano anterior (pontuado anteriormente pela 11ª Vara). 9-Foi ressaltada a importância de manter o funcionamento adequado do PJe, em razão da grande demanda que se precisa impulsionar, que hoje beira aos 20 mil processos (12ª Vara). Se o Sistema fica frequentemente instável, lento e travando, mais as demandas ficam paradas e mais processos são autuados, gerando prejuízo maior para o jurisdicionado que constantemente reclama da demora no andamento dos processos. Quando o nosso trabalho é exclusivamente afetado por falha no sistema, não temos alternativas para diminuir os impactos negativos. Portanto, apelo para a urgência de fazer com que o PJe seja o sistema que desejamos: a melhor ferramenta de trabalho (pontuado anteriormente pela 12ª Vara); 10-O TRF considera todo o acervo (físico e eletrônico) para avaliar o desempenho da unidade frente às metas. Todavia, parte de acervo não pode ser movimentado. O que gera natural falta de empenho no percentual das metas, apesar de a vara seguir com processos eletrônicos.(pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 11-Desde março de 2020 até a presente data enfrentamos questões insuperáveis do ponto de vista do gerenciamento. A saber: a) duas suspensões de tramitação de processos físicos. Não há o que se possa fazer para contornar. Os servidores não podem trabalhar presencialmente. Foram 10 meses de suspensão ao todo. Apenas os processos conclusos para sentença são disponibilizados para home office; b) Instabilidade do e-siest: o e-siest frequentemente não funciona ou quando funciona emite dados inconsistentes. Logo, planos de trabalho ou até mesmo informação básica ao jurisdicionado ficamos sem poder ser fornecidas (ex.: ordem cronológica de julgamento; relatórios de inspeção)(pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 12-A falta de ferramenta de averiguação de produtividade de servidor torna totalmente impreciso o acompanhamento da força de trabalho, faz-se isso de forma visual ou até mesmo manual (pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 13-as constantes indisponibilidades do PJ-e, com servidores em home office, também não permitem qualquer medida gerencial para minimizar seu impacto (pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 14-A VPN sem a estabilidade necessária faz com que o servidor tenha que produzir e não compartilhar com a equipe modelos. O juiz por sua vez precisa corrigir o trabalho de cada assessor (pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 15-Paralisação/redução do cumprimento dos mandados expedidos à Central (expedidos inclusive no PJe) que, salvo casos urgentes, não estão sendo distribuídos aos oficiais de justiça e cartas precatórias às comarcas estaduais, também com cumprimento paralisado em função da pandemia, essas duas barreiras, insuperáveis pelo cartório, estão impactando significativamente o andamento dos processos (pontuado anteriormente pela 13ª Vara); 16-Demora no cumprimento de Cartas Precatórias (pontuado anteriormente pela 2ª Vara de Imperatriz); 17-Demora no envio de objetos postais (e demora na devolução de AR), inclusive, com grande quantidade de cartas devolvidas sem cumprimento (pontuado anteriormente pela 2ª Vara de Imperatriz); 18-Dois servidores a menos na equipe de trabalho (pontuado anteriormente pela Vara Única de Balsas); 19-Apenas um Juiz pois a Vara há quatro anos só conta com um magistrado (pontuado anteriormente pela Vara de Balsas); 20-Número de pericias limitadas a 20 por dia e 150 por mês por perito, embora suspensa essa limitação temporariamente (pontuado anteriormente pela Vara de Balsas); 21-Cumprimento de cartas precatórias pela justiça estadual (pontuado anteriormente pela Vara de Balsas); 22-Cumprimento de cartas de citação pelo correio (pontuado anteriormente pela Vara de Balsas); 23-Redução no número de estagiários (pontuado anteriormente pela Vara de Balsas); 24-Cargo vago de técnico judiciário desde fevereiro/2020, esse cargo vago impacta muito no atingimento das metas, principalmente diante do elevadíssimo acervo de Bacabal, que ultrapassa os 22 mil processos (pontuado anteriormente pela Vara Única de Bacabal). 25- O e-Siest continua apresentando inconsistências em seus boletins estatísticos (tipo 1 e 4). Apesar de aparecerem que a captação de informações podem ser realizadas de todos os Sistemas, as informações não retratam a realidade das Varas. |
Com relação aos processos críticos: |
Prejudicado |
Com relação às iniciativas estratégicas inclusive PLS: |
1-Os gerentes de projetos não possuem dedicação exclusiva. Acumulam referida função com as inerentes de seus cargos/atribuições o que gera dificuldades no exercício de sua função de gerentes, esta quase nunca priorizada em razão de outras demandas além de falta de capacitação para o desempenho de referida atribuição; 3-Ausência de uma "cultura da sustentabilidade"; |
9 - Conclusão, comentários e sugestões de melhoria: |
Conforme já mencionado em relatórios anteriores, o ano de 2020 foi atípico em virtude especialmente da suspenção da tramitação de processos físicos. E o ano de 2021 iniciou com retorno gradual no entanto teve a necessidade de retorno ao plantão extraordinário no início de março, voltando ao retorno gradual em julho/2021. Com o aumento da vacinação deve-se de forma progressiva aumentar o percentual autorizado para comparecimento presencial e a possibilidade de retorno dos servidores enquadrados em grupo de risco. Com tal realidade se concretizando calcula-se o aumento da migração e andamento dos processos físicos, especialmente da migração pois cerca de 100% das varas calculam estarem migradas até o final deste exercício. Observa-se uma mudança de paradigmas em virtude da experiência positiva com o teletrabalho , no entanto cada vez mais mostra-se indispensável o funcionamento adequado, estável e seguro dos sistemas digitais, as unidades são completamente dependentes destes, o que se demonstra pela pesquisa feita é a insatisfação dos usuários, que apontam a instabilidade do Pje, e VPN e sistemas de acompanhamento de metas como esiest e das iniciativas em andamento. Há também a necessidade de regulamentação do teletrabalho para cargos de chefia, que atualmente ficam impossibilitados de aderir a tal forma de trabalho, quando há regulamentação no CNJ permitindo tal ferramenta, especialmente para as Subseções, tal ferramenta é de grande valia especialmente para evitar a evasão do servidor para outros locais. Ferramentas de comunicação como o teamns foram essenciais no entanto mostra-se indispensável o incentivo a tais ferramentas. O que também ficou evidente é a constatação que somente com a melhoria do Pje, no e-Siest, aumento da força de trabalho, especialmente servdiores e magistrados, se terá melhor desempenho no cumprimento das metas por parte das unidades, conforme as manifestações supra. |
Documento assinado eletronicamente por Celia Silva Faria, Diretor(a) de Secretaria Administrativa, em 13/09/2021, às 12:16 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por Ana Paula de Oliveira Fernandes, Supervisor(a) de Seção, em 13/09/2021, às 12:21 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 13875283 e o código CRC 7B59AB8D. |
Av. Senador Vitorino Freire, nº 300 - Bairro Areinha - CEP 65031-900 - São Luís - MA - www.trf1.jus.br/sjma/
0059602-75.2021.4.01.8000 | 13875283v24 |