SEÇÃO JUDICIÁRIA DO MARANHÃO
Relatório de Execução da Estratégia
1- Seccional ou Unidade do TRF1: |
Seção Judiciária do Maranhão - SJMA |
2- Ciclo de Planejamento |
2021-2026 |
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3- Execução das Metas do Poder Judiciário e da Justiça Federal: |
Percentual de Cumprimento de Metas por Vara (inserir abaixo o link SEI do Painel atualizado extraído do e-Siest): |
4 – Resultados dos indicadores dos processos críticos: (inserir abaixo o link SEI da planilha Excel padrão de resultados dos indicadores atualizada): |
Não há processos mapeados, não há projeto em andamento para análise e melhoria de processos de trabalho, não há gerenciamento de riscos de processos de trabalho em andamento no âmbito desta Seção Judiciária e subseções judiciárias vinculadas. |
5 - Execução das iniciativas estratégicas (inserir abaixo o link SEI das planilhas Excel padrão da metodologia atualizadas): |
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Plano de Ação: | Seleção e Classificação das Iniciativas: | Painel de Contribuição: |
6- Iniciativas com potencial de compartilhamento entre seccionais (indicar as mais impactantes, viáveis e menos complexas, inclusive com relação ao PLS): |
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Nome da iniciativa: |
% execução |
n. Pae SEI |
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1-Sistema de Monitoramento de impressões
2-Geração Fotovoltaica - Subseção Jud. de Imperatriz/MA
3-Transformação Digital
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100
60
97,3
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7 - Destaques da execução da Estratégia (boas práticas adotadas para o impulso no cumprimento das Metas contornando as dificuldades): |
Com relação às Metas: |
Como prática já consolidada, a Semad realizou consulta junto aos gestores das unidades da SJMA em busca de subsídios à elaboração deste item, abaixo as boas práticas elencadas com relação às metas daqueles gestores que atenderam à solicitação: 1-Adoção, em sistema de rodízio, da realização mutirões (de despacho, de cumprimento, de sentença, de baixa, etc), com o deslocamento de servidores de uma equipe/ setor para auxílio o outro (por exemplo, desloca-se alguns servidores da Secretaria para auxílio ao Gabinete), de modo que todos os setores possam receber reforço, promovendo, assim, maior celeridade do curso processual. Os mutirões se iniciam com os processos em secretaria, seguidos dos conclusos para despacho/decisão e finalizando com os conclusos para sentença. Destaca-se que tal estratégia vem sendo adotada na Vara desde 2016 e sua eficácia pode ser observada nos números que a vara tem apresentado, inclusive, com o cumprimento das metas.(3ª Vara); 2-Valendo-se das ferramentas disponíveis, tem se emitido, semanalmente, relatórios que proporcionam o acompanhamento dos feitos, visando, assim, garantir o menor tempo possível de tramitação. (3ª Vara); 3-As improbidades são acompanhadas por um único servidor, que se encarrega de garantir a celeridade no seu processamento. (3ª Vara); 4-Acompanhamento dos processos (média de 30 processos) que faltavam serem migrados ao PJe (1ª Vara de Itz); 5-Revisão dos processos migrados ao PJe, observando se apresentavam erros da digitalização (1ª Vara de Itz); 6-Monitoramento do PJe, quanto o cumprimento das demandas eletrônicas e tarefas urgentes (1ª Vara de Itz); 7-Orientando os servidores para um atendimento ao público de qualidade e humanizado, fornecendo respostas às suas solicitações e/ou dúvidas (1ª Vara de Itz); 8-No mês de outubro 2021, houve um retorno dos servidores, permanecendo somente 5% ainda no teletrabalho (1ª Vara de Itz).
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Com relação aos processos críticos: |
Não há processos mapeados, não há projeto em andamento para análise e melhoria de processos de trabalho, não há gerenciamento de riscos de processos de trabalho em andamento no âmbito desta Seção Judiciária e subseções judiciárias vinculadas. |
Com relação às inicitivas estratégicas inclusive PLS: |
1-Implantação de Iluminação LED com sensor de presença em locais específicos, como banheiros e área de circulação, na sede da SJMA e Subseção Judiciária de Caxias; 2-adoção de lavagem ecológica na frota oficial de veículos da Capital; 3-geração fotovoltaica, agora ampliada para Imperatriz/MA; 4-sistema de detecção de equipamentos que permanecem ligados após o expediente; 5-colocação de torneiras temporizadoras nos banheiros; 6-coleta Seletiva. 7- Sistema de quantificação de impressões na sede da SJMA. |
8 - Dificuldades para execução da Estratégia (barreiras enfrentadas): |
Com relação às Metas: |
Conforme pontuado acima, e como prática já consolidada, a Semad realizou consulta junto aos gestores das unidades da SJMA em busca de subsídios à elaboração deste item, abaixo as barreiras enfrentadas elencadas pelos gestores com relação às metas daqueles gestores que atenderam à solicitação: 1-Lentidão e as diversas indisponibilidade do Sistema PJe e VNP (1ª Vara de Itz); 2-Servidores realizando teletrabalho, em virtude da pandemia (COVID19), e a falta da ferramenta no PJe para acompanhar a produtividade (1ª Vara de Itz); 3-Servidores que tiraram férias acumuladas (1ª Vara de Itz); 4- A demora no cumprimento de mandado e Carta Precatória (1ª Vara de Itz).
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Com relação aos processos críticos: |
Não há processos mapeados, não há projeto em andamento para análise e melhoria de processos de trabalho, não há gerenciamento de riscos de processos de trabalho em andamento no âmbito desta Seção Judiciária e subseções judiciárias vinculadas. |
Com relação às iniciativas estratégicas inclusive PLS: |
1-Os gerentes de projetos não possuem dedicação exclusiva. Acumulam referida função com as inerentes de seus cargos/atribuições o que gera dificuldades no exercício de sua função de gerentes, esta quase nunca priorizada em razão de outras demandas além de falta de capacitação para o desempenho de referida atribuição; 3-Ausência de uma "cultura da sustentabilidade"; |
9 - Conclusão, comentários e sugestões de melhoria: |
Observa-se uma mudança de paradigmas em virtude da experiência positiva com o teletrabalho e o avanço da digitalização/migração dos processos, com previsão de conclusão na sede desta Seccional em 2022. No entanto, tal realidade aponta para a indispensabilidade do funcionamento adequado, estável e seguro dos sistemas digitais, tais como Pje e VPN e sistemas de acompanhamento de metas como e-Siest, o que ainda precisa ser melhorado, ao lado do aumento da força de trabalho, especialmente de servidores e magistrados, o que acarretará um melhor desempenho no cumprimento das metas por parte das unidades e proposição de alternativas ao melhor funcionamento da Justiça Federal. Ferramentas de comunicação como o teams foram e são essenciais, no entanto mostra-se indispensável o incentivo a tal ferramenta.
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Documento assinado eletronicamente por Ana Paula de Oliveira Fernandes, Técnico Judiciário, em 16/11/2021, às 19:47 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por Celia Silva Faria, Diretor(a) de Secretaria Administrativa, em 16/11/2021, às 20:07 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 14393980 e o código CRC A51A244C. |
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