Timbre

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO

 

Estudo Técnico Preliminar

 

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP - Formulário      
Planejamento de Solução Integral Número do ETP 2018/NUCOL/ETP 6735149
             
I. Descrição Sucinta do Assunto do ETP        
Prover o Núcleo de Copa com de produtos necessários ao preparo e fornecimento de lanches aos Magistrados no Tribunal Regional Federal da 1ª Região durante o exercício de 2019.
II. Identificação da Necessidade da Administração - Motivo e Justificativa    
Fornecimento de gêneros alimentícios industrializados e hortifrutigranjeiros utilizados no preparo de lanches aos Desembargadores quando em sessões de julgamento do TRF, visando a continuidade do desenvolvimento das atribuições funcionais do Nucol, considerando o término da vigência dos contratos n. 0060/2017 (hortifrutigranjeiros) 5375614 e 0061/2017 (gêneros alimentícios industrializados) 5375748 que ocorrerão em 31/12/2018.  Estas contratações levarão em consideração as restrições orçamentárias previstas para 2019
III. Requisitos da Necessidade      
Requisito nº

Descrição

R1 Manutenção de estoque mínimo dos produtos alimentícios utilizados por esta unidade no desempenho de suas atribuições funcionais, no preparo de lanches aos Desembargadores, proporcionando economia e celeridade na prestação dos serviços desenvolvidos.
IV. Alinhamento com Diretrizes e Metas Institucionais      
Esta aquisição está alinhada ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal dentro do Macrodesafio “aperfeiçoamento na gestão de custos", buscando a redução do desperdício de recursos públicos, de forma a assegurar o direcionamento dos gastos para o atendimento das necessidades prioritárias e essenciais dos Órgãos da Justiça, através do planejamento da contratação com base no acompanhamento da demanda existente e no gerenciamento do consumo visando a otimização dos recursos disponíveis.
V. Estimativas das Quantidades da Demanda        

Requisito

Método de Cálculo

Aplicação

Quantidade

R1 Consumo durante o ano anterior. Planilhas de acompanhamento contratual 6735120 Conforme planilha 6735120
             
VI. Alternativas de Solução Disponíveis no Mercado      

Solução nº

Descrição

S1

Contratação de empresas especializadas no fornecimento parcelado de gêneros alimentícios industrializados e hortifrutigranjeiros mantendo um estoque mínimo de alimentos em condições de consumo, para atendimento às necessidades do Tribunal.

S2

Execução das compras de gêneros alimentícios  utilizando mão de obra própria, exigindo deposito maior para estoque, disponibilização de pessoal para compra e transporte das mercadorias. Esta solução deve considerar os custos elevados de aquisição direta e de mobilização de pessoal e espaço físico, razões pelas quais desaconselhamos sua adoção.
   
VII. Estimativa de Preços das Alternativas de Solução

Solução nº

Método de Cálculo

Aplicação

Custo Estimado

S1

Aquisição parcelada de produtos alimentícios necessários para o preparo lanches aos desembargadores durante as sessões de julgamento, conforme quantitativos e valores dos contratos atuais  5375614 e 5375748 considerando as restrições orçamentárias previstas para 2019.

Valor x quantidade

99.803,95

S2 Execução direta da compra

--------------

----------

VIII. Razões da Escolha da Melhor Solução        

A alternativa de solução S1 escolhida é viável e atende aos princípios e critérios definidos por este Núcleo, em questão de manutenção de estoque mínimo necessário para a utilização durante o período de uma semana, para melhor programação dos produtos a serem utilizados na produção dos lanches, considerando que os produtos são perecíveis, evitando o desperdício e maximizando o consumo.

             
IX. Descrição da Solução Integral        

Ação nº

Descrição

Tipo

A1

A aquisição dos materiais demandarão procedimento licitatório, por meio de Pregão Eletrônico, em observância ao disposto na lei 10.520, de 17 de julho de 2002, e no Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005, uma vez que se trata de bem comum, cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos em edital, por meio de especificações usuais de mercado. Licitação
             
X. Justificativas para o Parcelamento ou não da Solução      

Parcela nº

Descrição

Justificativa

P1

A solução considerada prevê a entrega parcelada do material durante o ano, visando o melhor controle e manutenção do estoque. A licitação poderá ser de forma global , mas dividida por grupo, considerando o tipo de alimento, se industrializados ou hortifrutigranjeiros,  objetivando uma melhor fiscalização e acompanhamento contratual e atendendo a divisão de ramos do mercado das empresas fornecedoras.
             
XI. Resultados Pretendidos com a Solução        

Benefícios nº

Descrição

Meta

B1

Fornecimento de lanche aos desembargadores e juízes convocados, no transcorrer das pausas das sessões de julgamento e da atividade judicante diária dos órgãos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, quando não há possibilidade do magistrado se ausentar do local de trabalho propiciando as condições para a prestação de uma justiça mais célere.

100%

             
XII. Adequações do Ambiente do Órgão Impostas pela Solução Escolhida     

Adequação nº

Descrição

Tipo

D1

Manutenção de depósito para armazenagem e gerenciamento do consumo. Espaço físico

Dn

   
XIII. Cronograma de Ações        

Ação/Adequação nº

Responsável

Custo Estimado

Start (data)

Prazo Aprovação

Prazo Seleção

Prazo Execução

Aprovação ETP

SECAD

 

03/09/2018

2

 

 

Termo de Referência

NUCOL/NULIT /DIACO

 

06/09/2018

15

 

 

Licitação

NULIT/ASJUR/ SECAD

 

21/09/2018

 

30

30

             
XIV. Análise de Riscos         
 

Risco

Probabilidade

Impacto

Grau

Tratamento

Não Aprovação

Atraso na contratação

3

4

12

Monitoramento no andamento do processo, visando maior celeridade.
Demora
Aprovação

Menor tempo para aperfeiçoamento do TR

3

3

9

Possibilidade de adesão a Ata de Registro de Preços de outros órgãos.
Não gerar Benefícios

Compra de produto de baixa qualidade

3

4

12

Resguardar no TR condições básicas para  atendimento da demanda.
             
XV. Declação de Viabilidade
Declaro que a solução escolhida é viável, com base nos elementos anteriores deste ETP.
             
Encaminhamento
Encaminhamos o presente Estudo Técnico Preliminar para:
1. Aprovação da Solução pela Autoridade Competente
2. Aprovação do Plano de Trabalho pelo Comitê Orçamentário
             
Equipe de Planejamento da Solução        
  Responsável Matrícula Assinatura
Unidade Técnica Especializada Évelyn Passos de Albuquerque TR-301012 eletrônica
Unidade Demandante -NUCOL Márcio Rodrigues de Paiva TR-166903 eletrônica
Unidade Parceira 1      
Unidade Parceira 2      
Unidade Parceira n    

logotipo

Documento assinado eletronicamente por Évelyn Passos de Albuquerque, Assistente Adjunto II, em 03/09/2018, às 15:05 (horário de Brasília), conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Márcio Rodrigues de Paiva, Diretor(a) de Núcleo, em 03/09/2018, às 15:06 (horário de Brasília), conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 6735149 e o código CRC FC830398.




SAU/SUL - Quadra 02, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores - CEP 70070-900 - Brasília - DF - www.trf1.jus.br

0016742-64.2018.4.01.8000 6735149v8