Timbre

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO

Estudo Técnico Preliminar - 10158685

A. Descrição sucinta do Assunto

Ressuprimento de material de permanente – quadro branco.

B. Situação-Problema (antecedente à proposta de Solução)

     B.1 Descrição da Situação-Problema a ser resolvida.

Atendimento aos usuários do TRF da 1ª Região quanto a demanda de Quadro Branco, solicitado por meio de levantamento de necessidades nos processos  0022581-36.2019.4.01.8000 pelas unidades Cosis, Secin e Dicom.

  • Para a COSIS e SECIN, conforme solicitado em documento n. 9503243;

  • Para a DICOM, conforme solicitado em documento n. 9621597;

     B.2 Indicação do alinhamento entre a necessidade de resolver a Situação-Problema e o atendimento a diretrizes e metas institucionais.

A contratação encontra-se em consonância com o planejamento existente e as diretrizes dos macrodesafios do Poder Judiciário, no aperfeiçoamento da gestão de custos e melhoria da qualidade dos gastos públicos.

 

Alinha-se também aos objetivos e metas do Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - PLS-TRF1, e ao ODS 16 da Agenda 2030/ONU que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

     B.3 Relação dos dados referentes à Situação-Problema e dos requisitos quantitativos e qualitativos para satisfazê-la.

Em 2019 foi criado um processo para levantamento das necessidades, PA/SEI n. 0022581-36.2019.4.01.8000, onde as unidades informaram os materiais específicos que necessitariam neste ano de 2020.

REQUISITOS QUANTITATIVOS: 

O quantitativo foi indicado pelas unidades requisitantes conforme documentos n. 9503243 e 9621597.

 

REQUISITOS QUALITATIVOS:

1 – A necessidade visa o atendimento das demandas informadas pelas unidades.

2 – Não existe demanda para atendimento dos requisitos de acessibilidade e inclusão.

3 – Não foram encontrados critérios de sustentabilidade referente à produção ou seus demais processos quanto a máquina de arquear.

C. Proposta de Solução

     C.1 Alternativas de solução disponíveis no mercado.

Aquisição de materiais:

  1. Aquisição, por meio de licitação pela modalidade pregão na forma eletrônica, em conformidade com as Leis 8.666/1993, 10.520/2002 Dec. 5.450/2005 e Dec. 10.024/2019.
  2. Aquisição, por meio de licitação pela modalidade pregão na forma eletrônica, em conformidade com as Leis 8.666/1993, 10.520/2002 Dec. 5.450/2005, DEc. 10.024/2019, pelo Sistema de Registro de Preços (Dec. 7.982/2013).
  3. Aquisição por meio de dispensa de licitação, em conformidade com a Lei 8.666/1993, já que se mostra o melhor resultado para a administração pública em termos econômicos e também mais eficiente, haja vista que despenderemos menos tempo, esforço e recurso material.

     C.2 Estimativa expedida de preços das alternativas de solução.

Custo estimado do quadro branco com base no valor obtido pela última aquisição e informação da DICOM, conforme abaixo:

DOCUMENTO SOLICITAÇÃO SEI

DESCRIÇÃO

VALOR UNITÁRIO

QUANTIDADE

VALOR TOTAL ESTIMADO

DOCUMENTO EMBASAMENTO DE VALOR

9503243 e 9621597

QUADRO CONFECCIONADO EM CHAPA DE MADEIRA PRENSADA MDF OU MDP COM ESPESSURA MÍNIMA DE 15MM, REVESTIDO EM SUA FACE FRONTAL COM LAMINADO MELAMÍNICO BRANCO BRILHANTE, COM MOLDURA EM ALUMINIO ANODIZADO DE 20MM, MEDINDO 2,00M X 1,00M. DEVERÁ POSSUIR SUPORTE PARA APAGADOR E PINCÉIS, CONFECCIONADO NO MESMO MATERIAL DA MOLDURA. MARCA/FABRICANTE: LM MARCENARIA.

CÓDIGO SICAM : 52.42.014.019

R$ 255,00

3

R$ 765,00

9622001 e 1620490

TOTAL ESTIMATIVO

R$ 765,00

 

     C.3 Razões da escolha da melhor solução.

A aquisição do objeto por meio de dispensa de licitação, haja vista o valor de contratação estimado em R$ 765,00 e o grande dispêndio de tempo e de recurso financeiro, material e pessoal envolvido em um processo licitatório, pois conforme levantamento feito pelo Sistema Banco de Preços - Negócios Públicos (9475325), foi constatado que o custo médio de uma licitação no DF, hoje, é de R$ 21.085,44 (vinte e um mil oitenta e cinco reais e quarenta e quatro centavos). Deste modo a dispensa de licitação se mostra a melhor solução em termos de eficiência e também de economicidade.

     C.4 Descrição da Solução integral. 

 Ressuprimento de estoques do almoxarifado do TRF, visando o atendimento às demandas informadas no processo de levantamento de necessidades.

D. Previsões sobre a implantação da Solução

     D.1 Justificativas para o parcelamento ou não da Solução.

Não há necessidade em dividir ou parcelar o objeto, uma vez que o material será adquirido em uma só parcela. Assim, se mostra técnica e economicamente inviável o fracionamento do mesmo, pois o objeto especificado no presente estudo compõe uma única solução.

     D.2 Resultados pretendidos com a Solução escolhida.

Continuidade do serviço, por meio do fornecimento de material necessário ao desenvolvimento das atividades judiciais e administrativas deste Órgão.

     D.3 Adequações do ambiente do órgão impostas pela Solução escolhida.

Não aplicável à demanda.

     D.4 Cronograma de execução das ações que compõem a Solução escolhida, incluindo as adequações do ambiente do órgão.

Ação/Adequação nº

Responsável

Custo Estimado

Start (data)

Prazo Aprovação

Prazo Seleção

Prazo Execução

1-iniciar processo de aquisição/ licitação - ação única/isolada

DIMAP

R$ 765,00

15/04/2020

N/A

N/A

N/A

2-Pesquisar preços, para formação de valor estimativo

DICOM

 

 

 

 

 

3-Autorizar e homologar

ORDENADOR DE DESPESAS

 

 

 

 

 

4-Encaminhamento da Nota de Empenho

DICOM

 

 

 

 

 

5- Aguardar e receber o material

DIMAP

 

 

 

 

 

     D.5 Declaração de Viabilidade.

Declaramos que a presente demanda não é parte integrante de projeto maior, ou de solução integrada, e declaramos também a sua viabilidade.

Equipe de Planejamento da Solução

 

Responsável

Matrícula

Unidade Técnica Especializada (Gestor) - DIMAP/SecGA

Adriana Pinho Rocha

TR126203

Unidade Técnica Especializada - SERES/DIMAP

Guilherme Bruno Freitas Monteiro

TR301247

Guia de Elaboração do Estudo Técnico Preliminar (8506553)


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Bruno Freitas Monteiro, Supervisor(a) de Seção, em 30/04/2020, às 12:33 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriana Pinho Rocha, Diretor(a) de Divisão, em 30/04/2020, às 12:46 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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0009080-78.2020.4.01.8000 10158685v5